O que é o altruísmo, afinal?

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
O altruísmo pode ser considerado um sentimento?

A primeira vista, alguns me respondem que sim. Mas há como incluí-lo no mesmo saco do amor; ódio; medo e outros tantos produtos do sistema límbico?

Venho pensando sobre isso há um certo tempo, e já começo a achar que o altruísmo está mais relacionado com forças éticas e comportamentais, do que com produtos meramente inatos. Pois:

Conseguir colocar-se a margem do foco de qualquer que seja a situação, privilegiando alguém ou alguns, soa meio conflitante com o objetivo de auto-proteção e promoção do ser-humano.

Ser altruísta é conseguir, por vezes, se livrar dos sentimentos que tentam influenciar a sua decisão, optando por fazer o que é correto ao momento, muitas vezes obrigando-nos a abrir mão de algumas coisas que poderiam nos trazer n benefícios.

Mais: fazer coisas que privilegiam os outros em detrimento a você, pois assim você julga correto.

E em determinadas situações, você se coloca em conflito consigo mesmo, pois não consegue entender o por quê de ter feito aquilo. Chega a conclusão de que pode ter sido medo, ou até mesmo falta de atitude.

E então você não se entende mais, e se pergunta: isso pode ser um sentimento superior, mesmo agindo de forma totalmente diferente dos outros sentimentos?
Pois os dessa classe nos cegam e deixam-nos 100% decididos sobre qual o próximo passo, sem brecha para repensar.

Já, agir de forma altruísta também nos apresenta a certeza, quando do momento a ser "utilizado". Mas depois, você não sabe o que o levou a agir dessa forma, que todos acham admirável, mas poucos repetem.


Por que ser uma pessoa que privilegia os outros é realmente admirado pelos demais.
Mas às vezes não consegue nem ser admirado por você mesmo.



1 comentários:

  1. Jack Daniels disse...:

    LINDO POST ESCORREU UMA LÁGRIMA DE MEUS OLHOS

Postar um comentário

linkwit

Related Posts with Thumbnails
 
Madruguei Desatinado © 2011 | Designed by Felipe Bizzi, com a colaboração de Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets